Arte

 

A união entre pintura, escultura e arquiteura é uma caracterista marcante da idade média.
Durante esse periodo o cristianismo fez com que os temas religiosos predominassem nas artes plásticas, na literatura, na música e no teatro.
A pintura medieval, engloba a maior parte da arte produzida na Europa durante um período,
ela abandonou as paisagens naturais e concentrou-se uma representação humanizada dos santos e das divindades.
A pintura de murais, de vitrais e de miniaturas adquiriu grande importância.
Os artistas faziam grande uso de símbolos para narrar histórias.
O estilo realista que marcou o fim do período medieval na história da arte.

Movimentos:

-Periodização-

Arte bizantina

-Período pré-românico-

Arte islâmica
Arte dos povos germânicos

-Maior oroximidade formal ao românico-

Arte merovíngia
Arte carolíngia
Arte otoniana

-Românico e Gótico-

Arte românica
Arte gótica
Arte manuelina


Expressões artísticas:

-Arquitetura-

A arquitetura medieval os templos (igrejas, catedrais) e outros edifícios tinham planta de cruz latina ou em basílica.
No estilo Românico os principais materiais utilizados para a construção de edifícios eram a pedra e o tijolo,e os tetos eram de madeira.
Por conta de muitos incêndios o teto de madeira foi substituido por abóbadas. Para que os edifícios não se desmoronassem, o uso de janelas e vitrais passou a ser tão reduzido que quase não se notava os detalhes do interior dos edifícios, pelo facto de haver muito pouca luminosidade.
No estilo Gótico os edifícios passaram a ser mais altos, mas menos extensos. As paredes passaram a ser menos espessas e mais altas. Por isso houve uma diminuição do número de contrafortes utilizados. Devido a isto, as paredes eram rasgadas por inúmeras e enormes janelas e vitrais que, ao contrário do estilo Românico, deram uma maior luminosidade e claridade ao interior dos edifícios.

-Literatura-

Os Jograis passam a cantar históricos poemas dos Trovadores, descrevendo romances e duelos e brigas dos Cavaleiros. Surgem então as Novelas de Cavalarias cujo texto feito pelo Trovador cantava os combates entre vilões e heróis, raptos de donzelas e final feliz.


-Música-

Ela nasceu com as primeiras manifestações artísticas de uma nova cultura, fundamentada na síntese das sociedades romana e germânica, ambas articuladas pela Igreja
O surgimento e desenvolvimento da polifonia escrita e das primeiras notações musicais no Ocidente deram-se na Idade Média.
 Freqüentemente, o caráter litúrgico ou paralitúrgico e festivo ligam a música aos ritos religiosos (a exemplo do cantochão e do calendário gregoriano), ou àqueles de reminiscência pagã (como as festas da chegada da Primavera).
O período da música medieval é marcado pela estrutura modal praticada nas himnodias e salmodias, no canto gregoriano, nos organuns polifônicos, nas composições polifônicas da Escola de Notre-Dame, na Ars Antiqua e Ars Nova e ainda na música dos trovadores e troveiros.